terça-feira, 3 de abril de 2012

The Jackson 5

The Jackson 5 (também chamados de The Jackson Five, The Jackson Five e The Jacksons) foi um grupo musical americano formado por Michael Jackson e demais integrantes da família Jackson, seus irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon, posteriormente incluindo Randy.

A banda conseguiu logo um grande sucesso com as suas quatro primeiras músicas (“I Want You Back”, “ABC”, “The love you save” e I’ll be there) a alcançarem o topo das paradas americanas e top 10 em muitos países do mundo.

O Jackson Five fazia grandes performances e encantavam o público em geral, principalmente por serem tão novos, com suas músicas de estilos variados sendo apresentadas de forma brilhante pelo grupo.

Foi no grupo que Michael Jackson começou a se destacar como dançarino e cantor. Esses garotos tão novos cantavam músicas que falavam de relacionamentos amorosos que, por isso, provavelmente não entendiam direito o que cantavam. As vendas do grupo em singles e álbuns, incluindo coletâneas, podem chegar a 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo.

Joseph organizou Jackie, Tito, Jermaine e dois outros jovens vizinhos, Milford Hite (na bateria) e Reynaud Jones (nos teclados) em um número chamado The Jackson Brothers (Os Irmãos Jackson) em 1962. Em dois anos, Michael e seu irmão mais velho Marlon começaram a tocar atabaque e pandeiro, respectivamente. Em 1966, Michael tornou-se o vocalista principal do grupo. Ele tinha então oito anos de idade.

Com Michael à frente, o grupo começou a excursionar fazendo apresentações e venceu um concurso para amadores no Harlem, em Nova York. Os Jackson assinaram seu primeiro contrato de gravação com a Steeltown, uma gravadora local, em 1967, e tiveram seu primeiro sucesso regional com a canção Big Boy em 1968.

Os Jackson 5 foram descobertos por dois grupos musicais da época, Gladys Knight & the Pips e Bobby Taylor & the Vancouvers, que os levaram para a gravadora Motown em 1968. Berry Gordy, chefe da Motown, comprou o contrato da gravadora Steeltown e assinou com os Jackson em março de 1969. Berry Gordy levou os Jackson para a cidade de Los Angeles e os transformou em astros mundiais. Ainda em 1969 os Jackson Five foram apresentados ao grande público por Diana Ross, e foram oficialmente lançados como a próxima grande atração da Motown.

Os primeiros quatro singles do grupo, “I Want You Back” e “ABC” de 1969, e “The Love You Save” e “I’ll Be There” de 1970, todos se tornaram primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos. Outros sucessos incluem “Mama’s Pearl” e “Never Can Say Goodbye” de 1971, “Lookin’ Through the Windows” de 1972, “Get It Together” de 1973 e “Dancing Machine” de 1974.

Os Jackson 5 gravaram catorze álbuns para a Motown, e Michael, Jermaine e Jackie ainda gravaram álbuns solo como parte da “franquia” Jackson Five. Muitos dos sucessos dos Jackson Five foram produzidos por produtores da Motown – Berry Gordy, Freddie Perren, Alphonzo Mizell, Deke Richards e Hal Davis.

A banda teve um sucesso muito grande, mas a falta de interesse e liberdade para o grupo fazer suas próprias músicas por parte da Motown fez o grupo, com exceção de Jermaine, sair da gravadora e assinar um contrato com a EPIC. Depois disso o grupo passou a se chamar The Jacksons.

Em 1975 os irmãos Jackson assinaram um novo contrato com a CBS Records, indo para a divisão Philadelphia International e pouco tempo depois foram para a Epic Records. O novo negócio com a CBS rendeu bons lucros e liberdade de criação, coisas que eles não tinham muito na Motown. Ao saber que os Jackson Five haviam assinado um contrato com outra gravadora, a Motown rescindiu o contrato ficando com os direitos sobre o nome e o logotipo do grupo. Além disso, Jermaine, que havia casado com Hazel, filha de Berry Gordy, optou por permanecer na Motown para seguir carreira solo.

Agora como The Jacksons e o irmão mais novo, Randy, no lugar de Jermaine, os irmãos continuaram sua carreira de sucesso, fazendo turnês internacionais e gravando seis álbuns entre 1976 e 1984. Sucessos desse período incluem “Enjoy Yourself” e “Show You The Way To Go” de 1976, “Blame It on the Boogie” de 1977, “Shake Your Body” (Down to the Ground) de 1978 e “Can You Feel It” e “This Place Hotel” de 1980.

O grupo The Jacksons gravaria o álbum “The Jacksons Live” em 1981 e depois fez uma parada. Jermaine regressou para a gravação e turnê do álbum “Victory” de 1984. Michael Jackson e Mick Jagger participam na música “State Of Shock” que foi o maior êxito desse disco.

No final da década, Michael e Marlon não eram mais membros do grupo, que acabou em 1990. O grupo ainda lançou, em 1989, o álbum “2300 Jackson Street”.

Fonte: Wikipedia.