domingo, 15 de abril de 2012

O hábito de ler

Os livros podem mudar seu futuro. E bastam 15 minutos de leitura por dia! Leitura não é exagero! Com poucos minutos você já aproveita os benefícios que a prática da leitura traz. Nem é preciso ler textos complicados.

Acompanhe um jornal, uma revista ou mesmo um blog – Regina Casé é amiga dos livros: “Sempre leio algo relativo ao trabalho, a uma viagem, à entrevista que farei. Às vezes invento um programa só para estudar um assunto interessante”.

O que acontece:

-Solta sua imaginação
-Estimula sua criatividade
-Aumenta seu vocabulário
-Facilita a escrita
-Simplifica a compreensão das coisas
-Melhora a comunicação com os outros
-Amplia seu conhecimento geral
-Mostra semelhanças em pessoas diferentes
-Revela novas afinidades
-Leva a mares nunca antes navegados
-Desenvolve seu repertório
-Emociona e causar impacto
-Liga seu senso crítico na tomada
-Muda sua vida e, até, amplia sua renda
-Melhora seu rendimento na escola (claro)

Fonte: Vivamais. Abr/09

Água com açúcar acalma?

Não. Essa receita antiga, usada para acalmar pessoas que passaram por alguma situação de susto e tensão não passa de crendice popular.

“Quando o açúcar é metabolizado pelo organismo, ele se transforma principalmente em glicose, que é uma fonte de energia e não tem nenhum efeito tranquilizante ou sedativo”, diz a endocrinologista Adriana Teloglia, professora do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo.

“Apesar disso, o açúcar pode provocar uma sensação de bem-estar por causa da produção de certos neurotransmissores, como a serotonina. Essa sensação de bem-estar é muitas vezes confundida com o tal efeito relaxante que muita gente acredita que a mistura de água com açúcar tem”, diz a farmacêutica mineira Denise Polato de Lima.

Ao mesmo tempo, a ingestão do líquido pode ter um bom efeito psicológico e acabar funcionando como um placebo, acalmando por autosugestão. Os especialistas afirmam, no entanto, que contar até dez ou respirar fundo por alguns minutos são técnicas muito mais eficazes para conter o nervosismo e recuperar a tranquilidade. Outra saída é recorrer a alguns calmantes naturais, como os chás de camomila ou de erva-doce.

Fonte: Minuto Ligado.